Alfabetização e Letramento

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    • Mensagem para você
    • Material teórico
  • Apresentação
  • Aula 00 - Introdução
    Grátis
    • Introdução
  • Módulo I - Infância e Alfabetização no Brasil
  • Unidade I - Noções de Infância e Criança
    Grátis
    • 1. Noções de Infância e Criança - Parte 1
    • 2. Noções de Infância e Criança - Parte 2
  • Unidade II - História da Alfabetização no Brasil. O que é Alfabetizar
    • 3. O que é alfabetizar? A história da Alfabetização no Brasil - Parte 1
    • 4. O que é alfabetizar? A história da Alfabetização no Brasil - Parte 2
  • Unidade III - Métodos de Alfabetização
    • 5. Métodos de Alfabetização: tradicionais e construtivistas - Parte 1
    • 6. Métodos de Alfabetização: tradicionais e construtivistas - Parte 2
    • 7. Métodos de Alfabetização: tradicionais e construtivistas - Parte 3
  • Módulo II - Alfabetização e Letramento
  • Unidade I - O que é o letramento? Alfabetizar letrando
    • 8. O que é o letramento? Alfabetizar letrando - Parte 1
    • 9. O que é o letramento? Alfabetizar letrando? - Parte 2
    • O que é o letramento? Alfabetizar letrando (slides)
  • Unidade II - Concepções de Língua, Texto e Discurso
    • 10. Concepções de Língua, Texto e Discurso - Parte 1
    • 11. Concepções de Língua, Texto e Discurso - Parte 2
    • Concepções de Língua, Texto e Discurso (slides)
  • Unidade III - Psicogênese da Língua Escrita
    • 12. Psicogênese da Língua Escrita: o que é? - Parte 1
    • 13. Psicogênese da Língua Escrita: o que é? - Parte 2
    • Psicogênese da Língua Escrita (slides)
  • Módulo III - Eixos da Língua Portuguesa (BNCC)
  • Unidade I - Práticas de Alfabetização e Letramento: Eixos Oralidade e Leitura
    • 14. Práticas de Alfabetização e Letramento: Eixos Oralidade e Leitura - Parte 1
    • 15. Práticas de Alfabetização e Letramento: Eixos Oralidade e Leitura - Parte 2
    • Práticas de Alfabetização e Letramento: Eixos Oralidade e Leitura (slides)
  • Unidade II - Práticas de Alfabetização e Letramento: Eixo análise Linguística
    • 16. Práticas de Alfabetização e Letramento: Eixo Análise Linguística - Parte 1
    • 17. Práticas de Alfabetização e Letramento: Eixo Análise Linguística - Parte 2
    • Práticas de Alfabetização e Letramento: eixo análise linguística (slides)
  • Unidade III - Práticas de Alfabetização e Letramento: Eixo Produção Textual
    • 18. Práticas de Alfabetização e Letramento: Eixo Produção Textual - Parte 1
    • 19. Práticas de Alfabetização e Letramento: Eixo Produção Textual - Parte 2
    • Práticas de Alfabetização e Letramento: Eixo Produção Textual (slides)
  • Módulo IV - Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização e Letramento
  • Aula 20 - Sequências Didáticas
    • 20. Sequências Didáticas
    • Sequências didáticas (slides)
  • Aula 21 - Estrutura de uma Sequência Didática
    • 21. Estrutura de uma Sequência Didática
  • Aula 21 - Intervenções didáticas na Alfabetização
    • 22. Intervenções didáticas na Alfabetização
  • Aula 22 - Multiletramentos, multimodalidade e multissemióticos: a mídia e a língua
    • 23. Multiletramentos, multimodalidade e multissemióticos: a mídia e a língua
  • 23 - Jogos e Leitura Literária na Alfabetização
    • 24. Jogos e Leitura Literária na Alfabetização
    • Jogos na alfabetização (slides)
  • Aula 24 - Leitura literária na alfabetização - Parte 2
    • 25. Leitura literária na alfabetização - Parte 2
    • Leitura literária na alfabetização (slides)
  • Encerramento
  • Conclusão do curso
    • Conclusão

Descrição do curso

Por que é tão importante tratarmos de Alfabetização e Letramento na Educação Básica?

Primeiro, por sabermos que em um país de dimensão continental e pluralidade social e econômica como o Brasil, nem todas as crianças saem da etapa escolar dedicada à alfabetização com leitura e escrita proficiente. Isso sem contar com o alto índice de analfabetismo que ainda persiste em nosso país e com as crianças que mesmo consideradas alfabetizadas, não conseguem realizar leitura autônoma tampouco produzir os textos esperados para a sua idade e escolarização. 

Os resultados obtidos pelo Brasil nas avaliações em larga escala nacionais e internacionais evidenciam esse grave problema no ensino e na aprendizagem de leitura e de escrita. 

Urge mudarmos essa realidade pois o analfabetismo estrutural e os baixos índices de letramento são fatores que potencializam ainda mais as desigualdades sociais.

Este curso se propõe a discutir tanto fatores históricos e políticos que nos fizeram chegar até essa problemática, quanto estratégias pedagógicas que auxiliem profissionais novatos e mais experiente em termos de uma prática docente embasada no Alfabetizar Letrando.

Sabemos que, embora na Educação Infantil a criança possa adquirir certas habilidades e competências relacionadas à leitura e à escrita, é no ensino fundamental, propriamente nos anos iniciais, que se inicia formalmente a alfabetização.

Assim, priorizaremos essa etapa da Educação Básica, cientes de que a alfabetização é um processo essencial na vida escolar das crianças e quando malsucedida, causa angústia a elas, aos docentes e aos pais.

Embasado nos documentos oficiais, o curso pretende promover reflexões acerca dos processos de Alfabetização e Letramento e de novas práticas de leitura, escrita e análise linguística na perspectiva dos múltiplos letramentos. 

O letramento, quando compreendido como articulado à alfabetização, nos mostra um caminho a ser seguido para uma alfabetização satisfatória. Ele dá indícios do quanto a aprendizagem pode ser significativa e prazerosa quando articulada às práticas sociais que vivemos em nosso dia-a-dia. Isso porque, para nós professores, é mais fluído tratar de textos que já conhecemos por, muitas vezes, também fazermos o uso social e para as crianças a aprendizagem não ocorre no abstrato, tendo em vista que elas conhecem ou têm o mínimo de familiaridade com o que está sendo apresentado.

Para isso, consideramos os usos sociais da Língua em suas diversas modalidades, pois por meio dessa compreensão poderá haver a ampliação da participação política e cidadã promovendo a competência discursiva dos estudantes.

Com estratégias práticas, apresentamos a organização do trabalho pedagógico na perspectiva do letramento, que é permeada de sequências didáticas, literatura e ludicidade.

Precisamos compreender que estar alfabetizado é essencial tanto para a vida escolar quanto para o exercício pleno da cidadania. Estar plenamente alfabetizado também contribui para o posterior sucesso escolar e para atenuar desigualdades educacionais tão grandes quanto as das crianças brasileiras.

Convido cada um (a) de vocês a me acompanharem nessa jornada de aprendizagens e conhecimentos, e pergunto:

Vamos alfabetizar letrando?

Categoria: Educação

Informações gerais

Objetivo

O curso pretende discutir e ressignificar as principais proposições para a Alfabetização e o Letramento nos anos iniciais da Educação Básica. Baseando-se nos PCNs e na BNCC,  valorizará os gêneros textuais e as múltiplas linguagens.  Discutirá os eixos da Língua Portuguesa, tais como: leitura/escuta e oralidade; análise linguística/semiótica; e produção escrita e multissemiótica. Na perspectiva dos letramentos, alinhará a prática pedagógica às necessidades e usos da linguagem em suas várias instâncias.

Público-alvo

O curso “Alfabetização e Letramento” destina-se aos professores dos anos iniciais da Educação Básica, estudantes de Pedagogia, demais profissionais da área educacional e pais ou responsáveis que pretendam compreender melhor o processo de aquisição da leitura e da escrita de seus filhos.

Metodologia

Videoaulas

Material didático para download

Lives exclusivas com o(a) professor(a)

180 dias de acesso a partir da data da compra

Certificado

Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).

Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.

O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:

Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;

Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;

Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;

Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;

Para progressão funcional para Servidores Públicos;

Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.

Professores

Rafaela Nunes Marques - É Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UNB) e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB).Possui graduação em Pedagogia e Letras pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira - RJ. Atualmente é formadora de professores da Educação Básica (anos iniciais) na Secretaria de Estado e Educação do D.F e Professora de Graduação e Pós-graduação na Universidade Católica de Brasília - Católica EAD. Foi professora de Língua Portuguesa dos cursos de graduação do UniCEUB e já atuou em várias instituições de ensino superior do D.F. Tem vasta experiência na área de Educação, com atuação em todos os níveis (fundamental, médio e superior), inclusive em cursos EAD, como tutora, professora e produtora de material didático.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5235427542636464

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