Educação Digital

    Apresentação
  • Boas vindas
    • Mensagem para você
    • Apresentação do curso
    • Cronograma do curso
    • Conteúdo programático
  • Módulo 1. INTRODUÇÃO
  • Aula 1: Apresentação do curso e boas-vindas
    • Apresentação do curso
  • Aula 2: Introdução de Tecnologias Digitais
    • Introdução de Tecnologias Digitais
    • Introdução de Tecnologias Digitais (apresentação)
    • Introdução de Tecnologias Digitais - material complementar (apresentação)
  • Aula 3: Educação, Aprendizagem e Tecnologias
    • Educação, Aprendizagem e Tecnologias
    • Educação, Aprendizagem e Tecnologias (apresentação)
    • Educação, Aprendizagem e Tecnologias - material complementar (apresentação)
  • Aula 4: O papel do professor
    • O papel do professor
    • O papel do professor (apresentação)
  • Aula 5: Inserção das Tecnologias Digitais na Escola
    • Inserção das Tecnologias Digitais na Escola
    • Inserção das Tecnologias Digitais na Escola (apresentação)
  • Módulo 2. DESAFIOS DA SALA DE AULA
  • Aula 6: Segurança Digital no Uso das Tecnologias Digitais
    • Segurança Digital no Uso das Tecnologias Digitais
  • Aula 7: Desenvolvendo a Criatividade / Flow
  • Aula 8: O papel das Tecnologias no processo de ensino-aprendizagem
  • Aula 9: Espaço Digital para as crianças
  • MÓDULO 3. DOCUMENTOS NORTEADORES
  • Aula 10: BNCC e as competências
  • Aula 11: Cultura Digital
  • Aula 12: Direitos de Aprendizagem
  • Aula 13: Campos de Experiências
  • Aula 14: Aprendizagem Significativa
  • Módulo 4. EDUCAÇÃO DIGITAL
  • Aula 15: O que é EAD
    • O que é EAD
    • O que é EAD (apresentação)
  • Aula 16: O Ensino Remoto na Educação Infantil
    • O Ensino Remoto na Educação Infantil
    • O Ensino Remoto na Educação Infantil (apresentação)
  • Aula 17: Extrapolação do Ensino Remoto na Educação Infantil
    • Extrapolação do Ensino Remoto na Educação Infantil
    • O Ensino Remoto na Educação Infantil (apresentação)
  • Aula 18: O papel do professor no Ensino Híbrido
    • O papel do professor no Ensino Híbrido
    • O papel do professor no Ensino Híbrido (apresentação)
  • Aula 19: Extrapolação do Ensino Híbrido na Educação Infantil
    • Extrapolação do Ensino Híbrido na Educação Infantil
    • Extrapolação do Ensino Híbrido na Educação Infantil (apresentação)
  • Aula 20: O espaço escolar em uma perspectiva de aulas á distância
    • O espaço escolar em uma perspectiva de aulas á distância
    • O espaço escolar em uma perspectiva de aulas á distância (apresentação)
  • Módulo 5. PRÁTICAS DO ENSINO
  • Aula 21: O planejamento com o uso das tecnologias digitais
    • O planejamento com o uso das tecnologias digitais
    • O planejamento com o uso das tecnologias digitais (apresentação)
  • Aula 22. A criança e sua Autonomia no uso das tecnologias
    • A criança e sua Autonomia no uso das tecnologias
    • A criança e sua Autonomia no uso das tecnologias (apresentação)
  • Aula 23: Reflexões sobre a Cultura Escolar na Contemporaneidade
    • Reflexões sobre a Cultura Escolar na Contemporaneidade (apresentação)
    • Reflexões sobre a Cultura Escolar na Contemporaneidade
  • Aula 24: Ambientes virtuais interativos
    • Ambientes virtuais interativos (apresentação)
    • Ambientes virtuais interativos
  • Aula 25: Novas Abordagens Educacionais
    • Novas Abordagens Educacionais
  • Módulo 6. GERAÇÕES
  • Aula 26: Tipos de Gerações
    • Tipos de Gerações
    • Nativos, Imigrantes e Sábios na Cultura Digital (apresentação)
    • Tipos de Gerações
  • Aula 27: Nativos, Imigrantes e Sábios na Cultura Digital
    • Nativos, Imigrantes e Sábios na Cultura Digital (apresentação)
  • Aula 28: Geração Touch Screen e nativos digitais
    • Geração Touch Screen e nativos digitais (apresentação)
  • Módulo 7. METODOLOGIAS ATIVAS
  • Aula 29: O Storytelling
  • Aula 30: Faz de conta! A Realidade Aumentada: O que é e como usá-la na Educação Infantil
  • Aula 31: Jogo x Brincadeira
  • Módulo 8. LETRAMENTO DIGITAL
  • Aula 32: A Alfabetização e Letramento na Educação Infantil
  • Aula 33: O Desafio Continua Além da Salas de Aula
  • Aula 34: A importância do Letramento Digital na Educação Infantil
  • Aula 35: A Evolução da Educação
  • Aula 36: Sugestões de Atividades: Sobre Letramento utilizando as Mídias Digitais
  • Módulo final
  • Certificado
    • Instruções para emissão do certificado

Descrição do curso

Formação Continuada de Professores para o uso dos Instrumentos Digitais nas práticas pedagógicas.


O objetivo deste curso é fomentar as discussões e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) enquanto ferramentas de suporte ao ensino e aprendizagem na educação infantil (EI). Assim como, criar um espaço formativo, por meio de uma formação continuada de professores da Educação Infantil, que pudesse contribuir para as suas práticas pedagógicas. Além disso, o curso visa a formação de professores à luz da BNCC promovendo o protagonismo do educador, na realização de uma intervenção em sua prática pedagógica, visando o processo prático e contínuo de aprendizagem.


Categoria: Educação

Informações gerais

Objetivo

Desenvolver o educador neste novo cenário de uso da tecnologia educacional como instrumento educativo, oportunizando a compreensão e as possibilidades de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, de forma planejada e consciente, refletindo sua prática pedagógica para melhorá-la, assim como, sobre o ser professor nesse novo tempo.


Público-alvo

Educadores da Educação Infantil

Certificado

Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).

Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.

O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:

  • Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
  • Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
  • Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
  • Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
  • Para progressão funcional para Servidores Públicos;
  • Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.

Professores

Fabiane Gontijo - Educadora e entusiasta do uso da tecnologia, criatividade e inovação na sala de aula. Com formação nas áreas: Análise de Sistemas | Psicopedagoga | Extensão em Educação – VALORES POSITIVOS, PEDAGOGIA DE PROJETOS E EDUCAÇÃO INTEGRAL | Mestranda em Educação. Especialista em temas, como: Design Thinking, Educadora Maker, Sala de Aula Invertida, Gamificação na Sala de Aula, Educação Midiática, BNCC e Cultura Digital, Realidade Aumentada, Mapas Conceituais, Uso das Novas Tecnologias na Sala de Aula e Professor Século XXI: das Aprendizagens dos Alunos ao Desenvolvimento Profissional dos Professores. Certificações: Google for Education como Trainer | Educador Inovador Microsoft | Apple Teacher | Certificação Internacional de Embaixadores de Inovação Maker | Certificação Internacional em soluções da LEGO® Education Academy | Educadora Midiática

Conhecimento onde estiver
com apenas um toque.

Matricule-se agora


INSCREVA-SE

Comece agora

COMEÇAR!