Matemática em Jogo
- 
  Bem-vindo(a) ao curso Matemática em Jogo!
- 
  Aula 01 - O brincar como elemento fundamental da aprendizagem infantil Diferenciação entre brincar e jogar
- 
  Aula 02 - O brincar no documento do CNE Direito de Aprender e Desenvolvimento
- 
  Aula 03 - Como o brincar evolui ao longo da infância enquanto espaço de provocação
- 
  Aula 04 - Aprendizagem como uma brincadeira
- 
  Aula 05 - O jogo como atividade regrada e proponente de desafios
- 
  Aula 06 - Por que a criança quer burlar as regras
- 
  Aula 07 - Por que a criança brinca, segundo Winnicott
- 
  Aula 08 - Níveis de desenvolvimento do brincar na infância segundo construtivismo piagetiano
- 
  Aula 09 - O brincar como produtor de desenvolvimento proximal em Vygotsky
- 
  Aula 10 - A ideia de cultura lúdica em Brüner
- 
  Aula 11 - Jogo e Educação segundo Gilles Brougère numa visão sociológica da infância
- 
  Aula 12 - Possibilidades de apropriação dos jogos para aprendizagem matemática segundo MUNIZ
- 
  Aula 13 - Jogos Simbólicos e o desenvolvimento da criatividade e imaginação
- 
  Aula 14 - Jogos de construção e seus valores na construção da autonomia
- 
  Aula 15 - Jogos de regras simples – respeito às regras
- 
  Aula 16 - Jogos de regras complexas
- 
  Aula 17 - Jogos que rompem com lógicas da competição
- 
  Aula 18 - Jogos matemáticos
- 
  Aula 19 - Aprendizagens nas brincadeiras infantis
- 
  Aula 20 - O respeito à liberdade no brincar
- 
  Aula 21 - Transformações pedagógicas dos jogos tradicionais promovendo aprendizagens específicas
- 
  Aula 22 - Observação livre da brincadeira infantil
- 
  Aula 23 - A presença do adulto questionando o brincar
- 
  Aula 24 - O adulto como participante do jogo infantil
- 
  Aula 25 - Jogo: Quantos azulejos cabem na parede?
- 
  Aula 26 - Jogo: Trilha dos sabores
- 
  Aula 27 - Jogo: Corrida da tábua
- 
  Aula 28 - Jogo: Batalha naval matemática
- 
  Aula 29 - Jogo: Corrida das frações
- 
  Aula 30 - Jogo: Guerra das medidas
- 
  Aula 31 - O adulto como proponente de um novo jogo visando aprendizagens
- 
  Aula 32 - Jogos 1 e 2 da Caixa Matemática
- 
  Aula 33 - Jogos 3 e 4 da Caixa Matemática
- 
  Aula 34 - JOGOS 5 e 6 DA CAIXA Matemática
- 
  Aula 35 - Jogo 7 da caixa Matemática
- 
  Ebook - Matemática em jogo
Boas vindas
Módulo I
Módulo II
Módulo III
Módulo IV
Módulo V
Módulo VI
Materiais complementares
Descrição do curso
LANÇAMENTO!
Categoria: Educação
Informações gerais
Objetivo
Desenvolver competências pedagógicas de mobilização e desenvolvimento de jogos e brincadeiras para realização de aprendizagens específicas, em especial, aprendizagens matemáticas e pensamento lógico-matemático.
Público-alvo
Professores, educadores e psicopedagogos.
Certificado
Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).
Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.
O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:
- Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
- Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
- Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
- Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
- Para progressão funcional para Servidores Públicos;
- Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.
Professores
Prof. Dr. Cristiano Muniz - Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Sciences de l'Education - Université Paris Nord (1999). Pós-Doutor em Educação pela UnB (2015), com o projeto "As crianças que calculavam: o ser matemático como sujeito produtor de sentidos subjetivos na aprendizagem" Atualmente é professor ASSOCIADO APOSENTADO da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, aprendizagem matemática, aprendizagem matemática e formação do professor de matemática. Participou como autor de políticas públicas como GESTAR, PNAIC, Direito de Aprender e Desenvolvimento (CNE), crítico da BNCC. Hoje desenvolve jogos para aprendizagem matemática para crianças DI, inclusive foi conteudista da Série da TVE Fabulosas coleções do seu Gonzalo. Atualmente desenvolve projetos sócio-educacionais junto à crianças em situação de risco social na Chapada dos Veadeiros em Goiás.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9878321982029909