Minicurso Alfabetização Matemática
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Aula 00 - Apresentação do curso
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Aula 01 - Atividades lúdicas com quantificações
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Aula 02 - Produzindo coleção testemunha
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Aula 03 - Quantificação com a contagem e seus diferentes desafios
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Aula 04 - Recitações e produções de registros numéricos espontâneos
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Aula 05 - Construção gradativa da noção de valor
Apresentação
Matematização na Infância: primeiras noções do complexo processo da quantificação
Descrição do curso
A alfabetização matemática oportuniza ao aluno compreender o papel da Matemática no mundo moderno, de forma cidadã, crítica, para atendimento às suas necessidades e para a resolução de problemas aplicáveis à sua realidade.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o letramento matemático é definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.
Surge também, nessa perspectiva, o conceito de “sujeito matematicamente letrado” que é o estudante capaz de utilizar ideias matemáticas como uma lente para a leitura do mundo à sua volta.
O letramento matemático possibilita aos estudantes tanto o uso utilitário dos conhecimentos matemáticos como também a reflexão matemática com fim em si mesma – que também é importante para o desenvolvimento de raciocínios mais complexos.
Por meio desse curso, o professor terá todo o aporte teórico e as instruções para a aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula.
Categoria: Educação
Informações gerais
Objetivo
Desenvolver competências didático-pedagógicas do professor alfabetizador para as aprendizagens significativas da matemática fundamentadas na Educação Matemática, tendo o aluno como sujeito ativo em suas aprendizagens atribuindo significados aos objetos de conhecimento.
Público-alvo
Professores alfabetizadores
Certificado
Certificado de CURSO LIVRE emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).
Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.
O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:
- Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
- Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
- Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
- Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
- Para progressão funcional para Servidores Públicos;
- Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos.
Professores
Prof. Dr. Cristiano Muniz - Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Sciences de l'Education - Université Paris Nord (1999). Pós-Doutor em Educação pela UnB (2015), com o projeto "As crianças que calculavam: o ser matemático como sujeito produtor de sentidos subjetivos na aprendizagem" Atualmente é professor ASSOCIADO APOSENTADO da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, aprendizagem matemática, aprendizagem matemática e formação do professor de matemática. Participou como autor de políticas públicas como GESTAR, PNAIC, Direito de Aprender e Desenvolvimento (CNE), crítico da BNCC. Hoje desenvolve jogos para aprendizagem matemática para crianças DI, inclusive foi conteudista da Série da TVE Fabulosas coleções do seu Gonzalo. Atualmente desenvolve projetos sócio-educacionais junto à crianças em situação de risco social na Chapada dos Veadeiros em Goiás.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9878321982029909